sexta-feira, 6 de junho de 2014

"DE BALIZÃO PARA BEJA"

Com ou sem chuva.
bom fim de semana
numa louca aventura
dentro duma cabana!

Leiam esta história por mim contada,
tenha sido ela sim ou não verdadeira
na estrada da imaginação foi encontrada
 de Baleizão para Beja, não para a Vidigueira.

Em Baleizão, mãe e filha viviam numa, modesta, casinha com o seu burrinho. A moça cresceu, a coisa dela começou a aquecer, com seu dela namorado deu uma cambalhota e engravidou.  Com dores de barriga se queixou a sua mãe. Dizendo ai! mãe tenho tantas dores de barriga. Sua mãe desconhecendo o anterior acontecido, disse: está bem minha filha, despe o teu vestidinho de chita, o único que ela tinha, que é para a mãe o lavar. Depois vamos a Beja, ao senhor, era doutor, mas a mãe da moça pronunciava doutora Covas Lima e quero que vás muito grave. Assim foi, montaram-se as duas no burrinho e lá foram elas de Baleizão para Beja. O consultório ficava situado no jardim do Bacalhau, em Beja. "Também eu conheci o senhor doutor Covas Lima". Até aí tudo bem, o pior aconteceu depois do senhor doutor ter consultado a moça. Cujo o diagnóstico acusou gravidez. Disse: o doutor para a mãe da moça, a tua filha está grávida, ai! senhor doutora, não diga isso a minha filha só  tem esse vestidinho. Ela percebeu que a filha estava grave e não grávida. A palavra grave no Alentejo,  quer dizer  uma pessoa bem vestida. Como ela não tinha percebido antes, o doutor virou-se para ela e disse: a tua filha não está grávida, está prenha. Ah! magana dum cabrão para cá viestes a cavalo para lá hás-de ir a peia!
(Eduardo Maria Nunes)

5 comentários:

  1. Gostei desta caminhada do Balizão para Beja, agora convido-te a ires caminhar até ao Oeste, tens lá um compadri à tua espera!
    Vamos lá compadri?

    ResponderEliminar
  2. O comentário do Querido fez-me voar para o Oeste tão depressa que me esqueci da gravidez da magana.
    Boa história para preservar para a história os dizeres populares.

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois, amigo Eduardo, muito boa tua história. Aqui no sul do Brasil,chamamos mulher grávida de barriguda, mas no Nordeste brasileiro se diz mulher embuchada.
    Contagem regressiva: falta 06 dias para a abertura da Copa. Um abração. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Histórias que se perdem nas viagens do tempo.

    No Alentejo dizem que passa mais devagar.

    Ai, a mangana, então não?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Eduardo, tudo bem ?
    Desejos, de um bom fim de semana.
    Paz, saúde e paciência sobre tudo, afinal, nesta correria em que a vida transformou-se, é o humor, que seduz a alma e faz acontecer.
    Um abraço.

    ResponderEliminar