quarta-feira, 1 de outubro de 2014

"FLORES DE OUTONO"

(Imagem Google)
Continuo sem saber!
se por acaso não fosse como sou
não sei como gostaria de ser
contente, porque estou
porque vi o sol nascer,
não sei se por linhas tortas
direito conseguirei escrever
no mundo ouvindo galhofas
  muito gosto, sim, de viver.
Vejo as pedras da calçada
 sinto mas não o vejo passar
a aragem do vento na tchipala
quando a correr ou a caminhar.
De noite sem nuvens no céu
vejo as estrelas a brilhar
também vejo pernas ao léu
vejo rostos tristes e alegres
olhos com e sem lágrimas
vejo beleza nas mulheres.
Verdes plantas, floridas
vejo folhas amareladas
das árvores no chão caídas.
Porque sou alentejano,
despido nasci no Alentejo
vejo lindas flores de Outono
de onde estou vejo o Rio Tejo,
 desejo neste mundo maravilhoso
para todos vida saudável com tudo
comemora-se hoje o dia do idoso
primeiro dia do mês de Outubro!
(Eduardo Maria Nunes)

7 comentários:

  1. Amigo Eduardo, aqui no Brasil também se comemora no dia 01 de outubro o idoso. Até 2006, era lembrado no dia 27 de setembro.
    Outono, pois é, outono. Aqui no Brasil estamos na primavera. O bom do planeta é isso, a diferenciação das estações. Um abraço daqui do sul do Brasil. Tenhas uma boa tarde.

    ResponderEliminar
  2. O Outono da vida, já lá chegamos, somos portanto idosos. A palavra sempre soa melhor que velhos, que velhos são os trapos.
    Então saia um "viva" para nós que bem o merecemos!

    ResponderEliminar
  3. O Outono da vida é uma etapa como qualquer outra, feliz de quem a ela chega, sobretudo se tiver saúde e pelo menos condições básicas de vida. A mim o que me dói é ver tanta gente idosa totalmente abandonada pelos filhos, sem dinheiro suficiente para se alimentarem como deve ser ou comprar os medicamentos que precisam. Divertimento ou passeio nem pensar, para essas pessoas.
    Um país de merda para quem trabalhou uma vida inteira, e acaba os dias sem ter direito a uma vida digna.
    Desculpe , Eduardo, mas as condições em que certos idosos vivem em Portugal é para mim motivo de revolta.
    Belo poema!
    xx

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente maravilhosas essas flores! Muito linda e intensa sua poesia! bjs,

    ResponderEliminar
  5. E como é bonito o Alentejo!
    Que poema fantástico.

    r: Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Eduardo, adorei sua rima com o tênis! ;D

    Não sabia que era dia do idoso! E só fiquei sabendo que se comemora aqui no Brasil também por causa do comentário do Dilmar! rs!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  7. Ser idoso é ter um rosário de pérolas na vida. estar feliz é o bom dessa vida q brilha em nós, não nos sentirmos sós é sinal q. demos fruto amadurecemos e um dia, uma sementinha vai nascer novamente, em causa de nós, plo que fomos.
    eu também serei semente
    o universo me escute
    alguém me deu docemente
    a minha vida com o seu fruto.
    Serei levada certamente
    o tempo não fica ausente
    onde quer que eu esteja
    na minha noite e alvorada
    o mundo é a minha estrada
    enquanto a vida me beija.
    Ou então! universo criador!
    dá-me a sementinha do amor
    para eu semear e florir...
    faço dela meu alimento
    dou-a mais tarde de presente
    como símbolo de gratidão
    no dia em que eu partir
    a quem lembrar meu coração.
    benditos todos os vossos dias.
    *********Maria

    ResponderEliminar