domingo, 24 de setembro de 2017

(SÃO MIGUEL DOS GÉMEOS)

SÃO MIGUEL DOS GÉMEOS é uma pequena freguesia onde em tempos havia apenas uma capelinha dedicada a S. Miguel Arcanjo.
Diz uma lenda que junto a essa capela viveu um lavrador rico cuja mulher deu à luz um par de gémeos monstruoso, pois nasceram com duas cabeças, quatro pernas e um só ventre. O casal teve um grande desgosto, tanto mais que foram os únicos filhos que lhe nasceram.
Apesar de tudo, estas crianças foram-se criando e, desde muito pequenas, mostraram um amor profundo pelo campo. Por isso todo o tempo que viveram-trinta anos, segundo a lenda-trabalharam na agricultura, patenteando um carinho inexcedível pela terra e pelas plantas.
Conta-se que na altura em que morreram, uma das cabeças faleceu três dias antes do resto do corpo. Nessa altura, os pais, que como já disse não tinham outros herdeiros, fizeram um testamento no qual legavam todos os seus bens à capela de S. Miguel, com a condição de se ficar chamando à freguesia S. Miguel dos Gémeos, em memória daqueles filhos estranhos e disformes que tinham tido.

17 comentários:

  1. Vejo que estás a ajudar a Elvira na sua campanha das lendas.
    Onde fica esta aldeia de que fala a lenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, mas andei a pesquisar e fui encontrá-la no Concelho: Celorico de Basto-Braga.

      Eliminar
    2. A freguesia de S. Miguel dos Gémeos pertence, de facto, ao Concelho de Celorico de Basto. No entanto, existe no Concelho de Guimarães uma freguesia chamada de Santa Maria dos Gémeos.

      Com os meus cumprimentos,
      Apolinário Teixeira

      Eliminar
  2. A lenda de S. Miguel dos Gémeos é de Guimarães não é?
    Gostei de ler.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na pesquisa efectuada encontrei-a no Concelho de Celorico de Basto-Braga. Ontem ao ler as lendas de Santo António da Charneca e da Fonte Coberta. Lembrei-me que tinha e tenho aqui em casa seis livros de lendas desde o Minho aos Açores.

      Eliminar
  3. Confesso que não conhecia

    r: Gostei do poema :)
    Obrigada e igualmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Andreia, boa noite e bons sonhos.

      Eliminar
  4. Oi Edumanes
    Ainda não morri
    A poeira que um dia o vento soprou pra longe volta com flores
    Um lindo amanhecer
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda Lua Singular,
      por mim sempre bem recebida
      está, para quando quiser entrar
      a porta aberta de noite e de dia!

      Eliminar
  5. Encontraste uma lenda bué interessante, eu tenho a da freguesia do diabo que fica em Samuel de Soure distrito de Coimbra, já a contei aqui, se a amiga Elvira quiser pesquisar os pormenores, está à vontade, porque dentro da própria igreja está uma capelinha com essa figura mítica e muito visitada por curiosos.

    Cá vai o meu abraço e que Deus o acompanhe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que a lenda é bué,
      muitas mais tenho ainda
      com esperança a vida é
      neste mundo mais linda!

      Eliminar
  6. Pois então, meu caro amigo Eduardo. Um abração daqui do sul do Brasil. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois então sim senhor,
      caro amigo poeta Dilmar
      sempre aqui ao seu dispor
      para bom dia lhe desejar!

      Eliminar
  7. Eu não conhecia, mas gostei muito de saber sobre a lenda de São Miguel dos Gêmeos. Desejo uma ótima semana meu querido amigo Eduardo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda com o Outono,
      seja, aqui, ao meu Alentejo,
      com seu sorriso daqui a vejo
      sem ter de sair do seu trono!

      Eliminar
  8. Olá Edumanes :)
    Não conhecia a lenda e gostei por achá-la muito humana.
    As lendas nascem da dúvida entre a ficção e a realidade mas, é mesmo pouco provável que os bebés com estas características tivessem conseguido viver até aos 30 anos.
    Um caso parecido com outros que o Dr.Gentil Martins já teve em mãos.

    Obrigada por esta simpática contribuição que agradavelmente já assinalei lá no nosso "LEGENDEIRO"!
    Beijinhos geminados
    (^^)

    ResponderEliminar
  9. Estou a fazer um périplo pelas lendas do "legendeiro" criado pela Afrodite a partir do desafio de outras bloggers ( Contempladora Ociedental e Papoila). Desconhecia esta. :)

    ResponderEliminar